sexta-feira, 25 de junho de 2010

Por que Amadurecemos? O que faz nos tornarmos adultos?


Quando crianças, fazemos muitas coisas descontroladas, impulsivas, achamos graça de tudo. É o que se caracteriza ou chama de tal pureza da criança. Para os neurocientistas, a pureza das crianças têm outro significado: a forma com que o cérebro está arranjado!

Quando a gente é criança, nosso cérebro ainda tem um córtex muito imaturo o que se traduz cientificamente por poucas conexões sinápticas e alta quantidade de neurônios não especializados, além de outras estruturas em excesso. Na medida que entramos na puberdade até chegarmos na idade adulta, passamos por um processo de mudança no nosso cérebro. Aumentamos a porcentagem de substância branca (conexões axonais que permitem que áreas cerebrais dialoguem entre si) e remodelamos a substância cinzenta de modo os neurônios passam a ser mais especializados e reduzidos a uma quantidade ideal.

Além de todo esse processo é interessante notar que áreas diferentes do cérebro amadurecem em proporção diferente! As áreas relacionadas com a função sensorial vão amadurecendo primeiro que as áreas mais frontais, de modo que se cria um gradiente postero-anterior em cada ser humano. Interessante também notar de que as áreas sensoriais (córtex parietal e occipital principalmente) se desenvolvem com mais aptidão do que as áreas mais frontais. Tendo em vista de que o córtex frontal é um córtex responsável por tomada de decisões, quebra de paradigmas (córtex orbito-frontal) e pela capacidade de projetar um esquema de causas e conseqüências dos atos (córtex pré-frontal dorso-lateral), podemos estabelecer algumas relações lógicas.

Isso explica o porquê os adolescentes não podem ser encarados nem como crianças e nem como adultos, porque ora têm atitudes de adultos, ora agem feito como crianças inconsequentes! Isso porque eles estão em uma fase de transição cerebral, de mudanças, de reorganização. Isso explica também o porque a criança é tão mais inconsequente, arriscando muitas vezes sua própria vida! É por que ela não tem desenvolvida a área do cérebro que trava seus impulsos, que modula coerentemente suas decisões, visto que a região frontal têm a capacidade de inibir diversas outras áreas do nosso cérebro! É digamos... a área da 'razão'.

Mas se você pensa que acabou, está muito enganado. A mudança mais radical ocorre dentro do nosso cérebro, em uma região ou núcleo chamado de núcleo acumbente. Essa região do cérebro faz parte do que chamamos do sistema de recompensa. Quando uma atividade tem chances de dar certo, o núcleo abumbente é ativado e atua em diferentes regiões cerebrais, modulando diferentes comportamentos motivados. O núcleo acumbente recebe projeções da área tegmentar ventral da área mesencefálica. A área tegmentar ventral se projeta ao núcleo acumbente liberando dopamina, logo o núcleo acumbente têm densa quantidade de receptores dopaminérgicos.

Isso também explica o fato de muitas drogas miméticas simularem um efeito de estimulação excessiva no sistema de recompensa que faz com que tudo se torne um ciclo vicioso, em que buscamos sempre mais e mais a fonte que proporcionou a sensação de prazer. Mas.. voltando ao assunto... O fato é que nas crianças, essa região do núcleo acumbente é muito desenvolvida, de forma que qualquer simples brincadeira é um fato que estimula uma idéia de recompensa.

Entretanto toda essa alegria tem data para acabar. Conforme a criança vai passando para a adolescência o núcleo acumbente perde cerca de 1/3 dos seus receptores dopaminérgicos!! Consequentemente, há menos estimulação do sistema de recompensa, de forma que apenas estímulos específicos, individuais e prazerosos para o indivíduo podem proporcionar algum prazer! Juntando ao fato de que o córtex também amadurece, podemos concluir que essas duas coisas estão bem relacionadas. Quer manter o seu núcleo acumbente intacto? Esteja sempre motivado, busque coisas novas, aceite novos prazeres!

Talvez seja por isso que os adolescentes possuem longos e longos períodos de tédio! Porque seu sistema de recompensa agora necessita de novas coisas, novos caminhos.. O nosso cérebro propôs um novo desafio: viver essa nova etapa! Talvez também por isso que os adolescentes inventam moda, gírias, novidades, são inconsequentes devido a imaturação do córtex órbito-frontal (e muitas vezes se arrependem dos atos)... O bom é que o córtex uma hora amadurece ;p

No fim, o resultado e a conclusão que tiro de tudo isso é que o nosso sistema nervoso mais uma vez prova que é magnífico e mostra o resultado da interação de diferentes processos e circuitos cerebrais que explicam vários comportamentos cotidianos e mostra a importância da motivação para que possamos agir, desejar, querer mais a vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário